A vigilância por vídeo pode ser útil para muito mais do que apenas segurança. Uma câmera IP com recursos anaíticos de contagem de pessoas, por exemplo, pode ajudar empresários a tomarem decisões operacionais com mais eficiência.

 

Confira quatro maneiras em que a contagem de pessoas pode melhorar o atendimento ao cliente em ambientes de varejo:

 

  1. Diminuição do tempo de espera
    Uma câmera com contagem de pessoas é capaz de identificar quantos usuários estão reunidos em uma determinada área e acompanhar a quanto tempo estão lá.

 

Podendo, desta forma, definir regras para o acionamento de um alarme se, por exemplo, três ou mais pessoas ficarem na fila por mais de três minutos. Assim, os gerentes podem ser alertados instantaneamente a fim de enviar mais funcionários para os caixas e reduzir o tempo de espera.

 

  1. Comparação entre o número de visitantes e o número de compradores
    A contagem de pessoas na entrada de uma loja pode revelar, por exemplo, que 100 pessoas entraram na loja, mas apenas quarenta fizeram uma compra. Com esses dados em mão, os lojistas podem analisar o que está impedindo as conversões (vendas). Os funcionários estão ajudando os clientes a tomarem decisões de compra? O layout da loja está impedindo que os compradores encontrem o que precisam?

Câmeras com recursos de mapeamento de calor podem fornecer informações adicionais sobre onde os visitantes da loja estão passando mais tempo.

 

  1. Redução do vandalismo na parte externa
    Uma câmera de contagem de pessoas pode detectar se um indivíduo permanece na frente do estabelecimento além do período definido, notificando automaticamente a equipe para intervir.

Além de preservar a fachada da loja, isso cria um ambiente mais agradável para a entrada de clientes.

 

  1. Monitoramento dos horários de pico 
    No horário de pico, os clientes entram na loja em um fluxo aparentemente interminável? Não há funcionários suficiente para ajudá-los?

Ao coletar dados sobre o tráfego de pessoas nas horas mais movimentadas do dia e horários da semana, é possível agendar escalas de funcionários conforme a demanda. Isso garante que os clientes sintam que estão sendo bem atendidos e retornem ao estabelecimento.

 

Interessado em colocar a contagem de pessoas em prática? Entre em contato com a Dyno Security!